Exercícios para turma C844TH IFPA Àlgebra I
Sou professor de matemática e ambientalista. Gostaria de compartilhar com vocês sobre temas relacionados a estas questões. Um abraço em todos.
terça-feira, 27 de dezembro de 2011
segunda-feira, 31 de outubro de 2011
quarta-feira, 28 de setembro de 2011
Oficina de formação continuada
Professor Fernando realiza oficina de formação do Linux Educacional aos professores da Escola Acy de Barros.
sábado, 24 de setembro de 2011
Pedagogia de projetos
Trabalho com minha turma com um projeto com o tema: Título do projeto: Cesta Básica de Alimentação, em Belém do Pará, onde trabalho com a planilha eletrônica do Br Office Calc. Está sendo uma experiência muito boa trabalhar com projetos, pois é uma atividade em que os alunos tem deveres na Escola e fora dela.
Aula de função Afim
Recentemente trabalhei com meus alunos da turma da noite de minha escola função, utilizando para isto os vídeos do you tube. A experiência foi positiva, pois os alunos ao utilizarem a ferramenta "vídeo" poderam observar o que é uma função.
Um dos vídeos utilizados foi este.
Informática como recurso pedagógico
O termo “Informática na Educação” referese à inserção do computador no processo de ensino-aprendizagem de conteúdos curriculares de todos os níveis e modalidades de Educação. Penso que se ensinar computação não seria obrigação da escola, mas sim utilizar as TIC´s como recurso pedagógico para aperfeiçoar nossas aulas.
A Informática na Educação enfatiza o fato de o professor da disciplina curricular ter conhecimento sobre os potenciais educacionais do computador e ser capaz de alternar adequadamente atividades tradicionais de ensino-aprendizagem e atividades que usam o computador (VALENTE et al., 1999).
As mudanças pedagógicas que podem ser observadas são atualmente propiciadas pelo uso da rede Internet. Por intermédio da Internet, os alunos têm a chance de acessar e explorar diferentes bases de dados e construir páginas para registrar os resultados de projetos ou atividades desenvolvidas. No entanto, os artigos que descrevem essas atividades não mencionam a dinâmica que se estabelece em sala de aula. Alguns críticos dessa abordagem pedagógica argumentam que a exploração da rede, em alguns casos, deixa os alunos sem referência, com sensação de estarem perdidos, em vez de serem auxiliados no processo de organizar e digerir a informação disponível (VALENTE et al., 1999).
veja No link do VALENTE
Conceitos de multidisciplinaridade e interdisciplinaridade.
terça-feira, 7 de junho de 2011
Assinar:
Postagens (Atom)